quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cuidado com o Idoso

                              

Até a algumas décadas atrás, as famílias cuidavam dos idosos de maneira afetiva, total e competente. Os membros das famílias moravam freqüentemente na mesma casa ou em casas próximas, muitas vezes em “vilas” no estilo italiano. Assim, o cuidado do idoso era feito por várias pessoas, durante longo tempo. Havia, ainda, a presença numerosa das mulheres fazendo serviço doméstico, não saindo para exercer atividades profissionais fora de casa.
Com as mudanças sociológicas e econômicas, o cuidado do idoso tornou-se uma tarefa difícil, árdua e sem contar mais com as pessoas que antigamente assumiam afetiva e espontaneamente o cuidado.
Com essa dificuldade crescente de encontrar cuidadores familiares, cresceu acentuadamente o número de casas de idosos, destinadas a abrigar pessoas que moram sozinhas ou que não têm alguém que possa cuidá-las integralmente.
A decisão de mudar o idoso para uma dessas casas especializadas ainda é polêmica e conflituosa, trazendo uma importante carga de culpa para os familiares, que ainda mantém a imagem do antigo “asilo”, com quartos imensos, cheios de idosos sendo mal cuidados e em condições físicas e psíquicas precárias.
Tive uma experiência específica dessa questão, ao mudar minha mãe para uma dessas casas de idosos, modificando totalmente o conceito antigo do ambiente inadequado dos asilos. Trata-se de casa muito bem estruturada, situada em local aprazível, com quintal e jardim ensolarados, com quartos pequenos, contendo duas a três camas. Os cuidadores são profissionais treinados e experientes, com acentuada paciência e afetividade e são desenvolvidas atividades lúdicas frequentes na casa ou passeando em carros especiais. A dieta é controlada por nutricionista e os medicamentos são administrados regularmente para os que fazem uso.
É curioso o argumento de pessoas que não aceitam que seus ascendentes idosos morem nessas casas: alegam que o idoso fica abandonado, quando ocorre o contrário, pois na casa de idosos há cuidadores dia e noite, além dos contatos pessoais com outros idosos e as atividades lúdicas, itens que não possuem em suas próprias casas. Além disso, as boas casas de idosos possuem estrutura física melhor do que muitos apartamentos atuais. A dificuldade dos familiares visitarem o idoso é a mesma, muda apenas o endereço.
Difícil dizer se o cuidado dos idosos melhorou ou piorou com o tempo, mas é inútil fazer essa avaliação. Ocorreram mudanças na sociedade dos homens e existem novas maneiras de solucionar os problemas que surgem com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário